• Instituto Pé de Urucum
  • /
  • Arte
  • /
  • Expedição TaquaraDorff 2025: Instituto Pé de Urucum reforça o elo entre memória, território e preservação ambiental

Expedição TaquaraDorff 2025: Instituto Pé de Urucum reforça o elo entre memória, território e preservação ambiental

Entre os dias 22 e 25 de agosto de 2024, o Instituto Pé de Urucum teve a honra de integrar, como parceiro executor, a realização da Expedição TaquaraDorff 2025, uma ação que percorreu trechos históricos da bacia do Rio das Velhas nos municípios de Bom Jesus do Amparo, Nova União, Taquaraçu de Minas e Santa Luzia. O trajeto rememorou os caminhos percorridos há dois séculos pelo Barão de Langsdorff, destacando a importância da memória como instrumento de mobilização para a preservação dos nossos rios e territórios.

Nossa atuação se deu especialmente no apoio às articulações territoriais, educativas e culturais ao longo do percurso. A expedição, composta por duas frentes – uma de caiaqueiros e outra de cavaleiros –, teve como um de seus pontos altos a passagem pela zona rural de Taquaraçu de Minas. Foi lá que realizamos uma reza na capela da Fazenda Vargem Alegre, seguida de uma reflexão conduzida por nossa vice-presidente, Derza Nogueira, que afirmou:

“Quem não conhece o passado, não preserva o presente, por isso estamos aqui hoje, refazendo o caminho do Barão de Langsdorff. Queremos levar essa mensagem, de preservação da memória em prol do avanço ambiental”.

Essa conexão entre o histórico e o ambiental esteve presente em todas as rodas de conversa promovidas ao longo do caminho. Ao lado de lideranças comunitárias, representantes do CBH Rio das Velhas e do Subcomitê Rio Taquaraçu, reforçamos o papel estratégico da sub-bacia do Rio Taquaraçu para o equilíbrio hídrico do Médio Alto Rio das Velhas. A região, que abriga nascentes e possui alto potencial ecológico e sociocultural, clama por políticas públicas integradas e envolvimento popular.

Além do resgate da memória e das vivências em campo, o Instituto também esteve envolvido na produção de conteúdos e no acompanhamento da mobilização territorial, demonstrando que ações educativas e simbólicas como essa são ferramentas potentes para o fortalecimento da cidadania e da cultura da água. Acreditamos que só com conhecimento, pertencimento e articulação entre sociedade civil, poder público e instituições será possível garantir um futuro com água limpa e natureza protegida.

A Expedição TaquaraDorff 2025 não termina com o fim do trajeto físico. Ela continua em forma de registros, articulações e aprendizado coletivo, deixando sementes de consciência ecológica em cada território por onde passou. Seguiremos firmes na construção de estratégias educativas e ambientais que dialoguem com o passado para cuidar do presente e projetar um futuro mais justo para todas e todos. 🌿💧


#RioDasVelhas #TaquaraDorff #EducaçãoAmbiental #PéDeUrucum #ExpediçãoLangsdorff #PreservaçãoDaÁgua #MemóriaTerritorial

institutopedeurucum.org.br

Writer & Blogger

Responda

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

por Tópico

assine nossa Newsletter

Faça parte desta rede!

enviada com sucesso Algo deu errado

Ao se inscrever vocÊ concorda com os termos da nossa Política de Privacidade

Edit Template

Mídias Sociais

Entre em contato

Press ESC to close

Cottage out enabled was entered greatly prevent message.

Pular para o conteúdo